11 de setembro de 2010

Nebulosa do Olho de Gato

A Nebulosa do Olho de Gato (NGC 6543) é uma Nebulosa Planetária situada na Constelação do Dragão, somente bem visível (no Brasil) nos estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará.
Foi descoberta por William Herschel em 15 de Fevereiro de 1786. Seu núcleo tem cerca de 0,4 anos-luz de diâmetro. Há uma estrela central de tipo espectral O. Isto significa que esta é luminosa (10.000 vezes a luminosidade do Sol) e quente (80.000 C°).

 A Nebulosa do Olho de Gato está a 3.300 anos-luz de nós.

10 de setembro de 2010

Caixa de Jóias (NGC 4755)

A Caixa de Jóias é um Aglomerado aberto na Borda do Cruzeiro do Sul. É visível a olho nu como uma mancha mais brilhante na Via láctea, mas melhor vista com binóculo e telescópio. Esta "Caixa" de Jóias é tão ou mais bonita do que as jóias que temos aqui na Terra, não é?

Imagem da Caixa de Jóias pelo VLT (Very Large Telescope), No Chile.
A Caixa de Jóias fica ao Lado da Estrela que aponta o Oeste, Beta Crucis, ou Mimosa como mais conhecida.

9 de setembro de 2010

Constelação do Esquadro (Norma em Latim)

Norma é uma fraca constelação, espremida entre Escorpião, Lobo e Centauro. Sua estrela mais brilhante, Ghama Normae, tem magnitude aparente de 4.0. É pouco provável que seja vista numa cidade, mas eu já consegui vê-la a 15 km do centro de Curitiba (não é um lugar muito iluminado). Pode ser bem vista entre os meses de Abril e Setembro em todo o Brasil, principalmente na região Sul.

Constelação.

Nebulosa da Formiga, invisível a olho nu, binóculo ou telescópio amador.